Os Cinco Princípios do Reiki: Gokai - A chave fundamental para a auto cura
- Sandra Costa
- 15 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Mikao Usui observou que algumas pessoas após curarem as suas doenças físicas com tratamentos de Reiki, retornavam mais tarde com outros problemas de saúde, e por vezes até mais agravados. Então, ele percebeu que para que a cura física seja efetiva e prolongada, a cura mental não só é necessário, como indispensável.

O Mestre Usui canalizou os cinco princípios, e recomendava que fossem repetidos diariamente para abrir o nosso coração, de manhã e à noite com as mãos em Gassho. Esta prática leva-nos à mudança da nossa consciência, através da elevação e da mudança dos hábitos de vida. A prática dos cinco princípios não deve ficar apenas pela manhã e noite, ou seja pelo início e fim de cada dia. Os antigos praticantes de Reiki recitavam o Gokai pela manhã e à noite juntamente com os poemas do Imperador Meiji, esta prática que diferenciava os "reikianos" de praticantes de outras modalidades de cura.
Os Gokai - cinco princípios do Reiki é um legado importante deixado por Mikao Usui. Não só para praticantes de Reiki mas também para qualquer pessoa que se queira trabalhar, evoluir, elevar e transformar a sua jornada aqui em Terra. São valores morais, atitudes, formas de estar na vida que, quando praticadas, elevam significativamente a consciência.
Os cinco princípios do Sistema Usui de Reiki, não devem ser entendidos como um rígido mecanismo de regras, eles um chamado a questionar de forma profunda, a nossa própria conduta e a abandonar antigas formas de estar, antigas formas de ser, para dar lugar a uma nova versão nossa, mais alinhada e elevada.
Os cinco princípios provocam e estimulam a uma maior reflexão, a contemplação interna, são como enigmas espirituais são utilizados por Mestres Reiki para ajudar seus alunos a demarcar os limites da mente que quer controlar tudo, que nos quer manter em segurança, longe de tudo o que não conhece.

"Só por Hoje"
Todos os princípios do Reiki começam com a expressão : "Só por hoje". Uma forma de nos remeter ao presente, ao aqui e agora. Este presente que é a única realidade. Um convite a trazer a nossa atenção ao momento presente. Aprendermos a desapegar da depressão do passado e da ansiedade do futuro.
"Só por hoje, sou calmo"
A raiva e a frustração são respostas naturais a situações desafiadoras, mas podem consumir nossa energia vital. Este princípio nos lembra da importância de cultivar a paciência e a compreensão, transformando reações impulsivas em respostas ponderadas e compassivas.
O Mestre Usui pede para irmos construindo uma vida pacífica e feliz, assente na harmonia dos nossos pensamentos e sentimentos.
"Só por hoje, confio"
Este princípio convida-nos a libertar as ansiedades sobre o futuro e focar no presente, onde a verdadeira paz reside. Compreendendo que autoconfiança e autoestima são fundamentais para atingir o nosso potencial e também beneficamente auxiliar os outros, o Mestre Usui pedia para construirmos essa confiança – em nós, nos outros, na vida.
"Só por hoje, sou grato"
A gratidão tem um poder transformador incrível. Este princípio nos encoraja a focar nas bênçãos que temos, em vez de nos concentrarmos nas nossas faltas. A prática da gratidão eleva a nossa vibração e conecta-nos com a abundância universal.
Agradecer faz-nos ter uma atitude mais positiva, serena perante a vida, assim como nos ajuda a cultivar esperança e bondade.
"Só por hoje, trabalho honestamente"
Trabalhar honestamente significa dedicares-te plenamente às tarefas e responsabilidades, fazendo o melhor que podes em tudo o que fazes. Este princípio recorda-nos da importância do esforço honesto e da integridade nas nossas ações.
Na prática de Reiki o Mestre Usui este princípio indica que não devemos desistir de nós próprios, que devemos trabalhar empenhadamente para nos melhorar, sabendo cultivar harmonia, autoconfiança, gratidão e bondade.
"Só por hoje, sou gentil"
A bondade é uma força poderosa que pode transformar o mundo. Este princípio convida-nos a tratar todos com respeito e compaixão, promovendo um ambiente de amor e harmonia.
Ser bondoso com os outros pode parecer fácil, mas nem sempre somos bondosos conosco. Os cinco princípios do Reiki convidam-nos a agir, em primeiro lugar em relação a nós mesmos. Em nós deve começar a calma, a confiança, a gratidão, a honestidade e a bondade. Ser bondoso significa cuidar de nós mesmos e dar a nós o mesmo amor que oferecemos aos outros. É cultivar em nosso ser tudo o que desejamos para os outros e para a vida.
Beijos,
Sandra Costa



Comentários